Produtividade

ponedjeljak , 11.02.2013.

Ha dois anos escuto sobre produtividade, economia, eficiencia. Acho que ate aprendi algumas coisas. Nao muitas, mas ainda... Voltando para Croacia falei que ia ajudar os meus colegas ficarem mais eficazes, mais produtivos. Mas, como fazer isso? Como influenciar na produtividade de alguem sem mata-lo com monte de reunioes, treinamentos, exemplos, graficos e planilhas? Eu estava desesperado. Estava andando pelo quarto do lado esquerdo ate o lado direito. E depois eu voltava. Com as maos nas minhas costas e com a cabeca olhando para o chao. No silencio. Depois de um tempo, ja quase desistindo, tive uma ideia. Pulei de felicidade e sorri. Um mes depois eu estava la. Chamei a galera para uma reuniao e falei que tinhamos de conversar sobre a produtividade deles e como aumenta-la. Todo mundo ficou confuso, mais queriam ver o que eu aprendi trabalhando fora do pais para quase dois anos. Pegamos o cafe, e eu tirei um pequeno saquinho preto do meu bolso. Tirei o conteúdo e coloquei na mesa. Para cada um eu comprei uma pulseira Power Balance. Que felicidade. Pedi so para medir o aumento de produtividade deles este ano. Naturalmente, nao mencionei que as pulseias foram compradas na 25 de Marco. Mas os primeiros resultados estao ja ali:)
Već dvije godine slušam o produktivnosti, ekonomičnosti, efikasnosti. Čak sam možda i nešto naučio o tome. Ne previše ali... Vračajući se u HR obečao sam sam sebi da ću pomoći mojim kolegama da i oni budu produktivniji. Ali kako to ostvariti? Kako povečati nečiju produktivnost bez da ga se ubije beskonačnim sastancima, tečajevima, primjerima, grafovima i tablicama? Kako???? Bio sam očajan. Hodao sam ko profesor Baltazar gore dolje po sobi sa rukama na leđima i piljeći u pod. Već sam skoro odustao kada sam se sjetio. Poskočio sam veselo u zrak i nasmiješio se. Mjeseca dana kasnije sam bio tamo. Pozvao sam ekipu na sastanak i rekao im da moramo razgovarati o njihovoj produktivnosti i kako je povečati. Svi su bili malo zbunjeni ali su htjeli vidjeti što sam naučio radeći na baušteli dvije godine. Uzeli smo kavu a ja sam izvadio malu crnu vrečicu iz džepa. Istresao sam sadržaj na stol. Za svakoga sam kupio jednu narukvicu Power Balance. Koje ushićenje. Zamolio sam ih samo da ove godine izmjere povečanje produktivnosti u odnosu na prošlu godinu. Naravno, nisam im spomenuo da su narukvice kupljene na 25 de Marco u Sao Paolu. Ali, prvi rezultati su već tu:)
Power Balance - from athlete to athlete
Galera ja mais produtiva

<< Arhiva >>

Creative Commons License
Ovaj blog je ustupljen pod Creative Commons licencom Imenovanje-Dijeli pod istim uvjetima.